Conselho Federal de Medicina muda regras e amplia recomendação para cirurgia bariátrica
- NB Advogados Associados
- 10 de jun.
- 2 min de leitura

A cirurgia bariátrica é usada como um dos principais tratamentos da obesidade e de doenças relacionadas. Tendo em vista que se trata de um tratamento fundamental no combate a essas doenças, o Conselho Federal de Medicina publicou as novas ampliando as possibilidades para a cirurgia.
Entre as principais mudanças estão a ampliação das recomendações, que vão permitir que pessoas com IMC menor e adolescentes façam a cirurgia.
Mudança no IMC mínimo e comorbidades 🏥
Agora, pessoas com IMC entre 30 e 35 passam a poder realizar o procedimento.
O índice de massa corporal (IMC) é o peso em quilos dividido pela altura ao quadrado. Entre 25 e 29,9 é considerado sobrepeso. Se for superior a 30 é considerado obesidade grau I.
No entanto, para isso, é necessário apresentar algum quadro de saúde relacionado.
Agora, podem fazer bariátrica as pessoas com:
Diabetes tipo 2
Doença cardiovascular grave
Apneia do sono grave
Doença renal crônica precoce
Doença gordurosa hepática
Refluxo gastroesofágico
No caso de adolescentes, com as novas regras, pacientes a partir dos 14 anos de idade podem fazer a cirurgia. Para isso, no entanto, eles precisam se enquadrar em caso grave de obesidade, com IMC acima de 40, que leve a complicações de saúde.
Além disso, os adolescentes entre 16 e 18 anos também vão poder fazer a bariátrica e só serão exigidos os critérios já pedidos para adultos, como IMC mínimo e comorbidades.
A mudança nas regras é uma importante conquista que garantirá que mais pessoas tenham acesso a saúde, inclusive pelo SUS, a tratamentos avançados no combate a obesidade e suas comorbidades.
Ficou interessado nesse assunto? Continue acompanhando nossas páginas para receber mais notícias sobre o universo jurídico.
📞 Fixo: (51) 3395-3226
📱 Whatsapp: (51) 99521-6702
Comments