top of page

STF flexibiliza regime jurídico único e novos servidores públicos poderão ser contratados via CLT

NB Advogados Associados

No início desse mês de novembro, o Supremo Tribunal Federal julgou a Ação Direta de Inconstitucionalidade 2135 e decidiu ser válida a mudança na Constituição feita em 1998 que alterou o regime de trabalho dos servidores públicos.


Criado pela Constituição Federal, o regime jurídico único ao qual os servidores públicos estavam submetidos previa a unificação da forma de contratação e o tratamento jurídico dos servidores, garantindo-lhes estabilidade após o período probatório. Assim, ocorria uma padronização das relações de trabalho dos servidores da administração direta, autarquias e fundações públicas.


Na prática, a decisão proferida pelo STF autoriza que novos servidores públicos sejam contratados pelas regras da CLT, sem estabilidade.


A decisão tem potencial de promover mudanças no modelo de atuação do funcionalismo público, mas não acaba com os concursos públicos, uma vez que a sua previsão se mantém na Constituição Federal, nem impede a contratação de servidores pelas regras estatutárias, apenas amplia as possibilidades de contratação.


Interessado em saber mais sobre as últimas decisões tomadas pelo STF?

Acompanhe a nossa página no instagram e nosso blog para ficar por dentro de novas atualizações no universo jurídico.



📞 Fixo: (51) 3395-3226

📱 Whatsapp: (51) 99521-6702

Комментарии


bottom of page