TRF1: Benefício Previdenciário não pode ser cessado por falta de saque ⚖️
Esse caso trata de uma mulher, aposentada por incapacidade permanente, que teve o seu benefício cessado após não sacar os pagamentos por mais de 60 dias. A segurada recorreu à justiça, porém a primeira instância negou a reativação do benefício.
De acordo com a decisão, a mulher estava apta para trabalhar e deveria apresentar novas provas de incapacidade para o trabalho. Sendo assim, ela recorreu alegando possuir uma invalidez permanente, ao apresentar laudos médicos para comprovar a condição.
Ao analisar o caso, o TRF1 relembrou que a lei permite ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizar revisões dos benefícios concedidos judicialmente para avaliar a condição da incapacidade para o trabalho. A falta de participação do benefício nesses processos pode levar à suspensão dos pagamentos.
No entanto, constatou-se que o INSS não realizou nenhuma avaliação periódica que indicasse melhora na capacidade de trabalho dessa beneficiária em específico. O benefício foi interrompido apenas pela falta de saques, não por uma revisão.
Dessa forma, o TRF1 determinou que o INSS deve restabelecer o benefício e realizar os pagamentos dos valores atrasados desde a cessação.
Gostou de saber mas precisa da ajuda de quem entende do assunto?
Então comente neste post "preciso de ajuda" ou envie uma DM falando sobre o seu caso.
Será um prazer poder atendê-lo(a).
📞 Fixo: (51) 3395-3226
📱 Whatsapp: (51) 99521-6702
Kommentare