Brasil ganha 1ª vacina de dose única contra a dengue que começa a ser distribuída nessa semana
- NB Advogados Associados
- há 4 dias
- 1 min de leitura

No final de novembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) finalizou a avaliação técnica da Butantan-DV, primeira vacina de dose única contra a dengue no mundo, e nesta semana será iniciada a sua distribuição de 300 mil doses pelo SUS.
Trata-se de um marco para o desenvolvimento científico nacional e um avanço no direito ao acesso à saúde para os brasileiros.
Mesmo antes da aprovação regulatória, o Butantan havia iniciado a fabricação da vacina em seu parque industrial. O instituto já tem mais de 1 milhão de doses prontas para serem disponibilizadas ao Plano Nacional de Imunização (PNI).
Para ampliar a oferta, o Butantan fechou uma parceria internacional que permitirá entregar cerca de 30 milhões de doses no segundo semestre de 2026.
O Ministério da Saúde ainda deverá definir quando começa a vacinação no PNI, que será utilizada para imunizar a população entre 12 a 59 anos. A Butantan-DV será prioritariamente aplicada aos profissionais da Atenção Primária à Saúde de todo o país, que atuam na linha de frente do SUS.
A Anvisa também autorizou estudos para avaliar a aplicação da vacina em pessoas de 60 a 79 anos e dados adicionais deverão ser analisados para definir a inclusão de crianças de 2 a 11 anos, embora estudos clínicos já indiquem segurança nesse grupo.





Comentários