top of page

Medicamento inédito de última geração contra o câncer de mama passa a ser incorporado no SUS

ree

O Ministério da Saúde recebeu o primeiro lote de um medicamento de última geração incorporado ao SUS para tratar câncer de mama. O Trastuzumabe Entansina é indicado para o tratamento do câncer de mama HER2-positivo, uma forma agressiva da doença que estimula o crescimento das células tumorais.


O medicamento inédito chega no Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama. A primeira remessa, com 11.978 unidades.


O Rio Grande do Sul começou a receber, na última quinta-feira (23), uma nova esperança no combate ao câncer de mama HER2-positivo, uma das formas mais agressivas da doença.


Segundo o diretor do Departamento de Atenção ao Câncer, José Barreto, o novo protocolo clínico pode reduzir em até 50% a mortalidade entre mulheres com câncer de mama HER2-positivo.


Saiba quem tem direito


O Trastuzumabe Entansina será disponibilizado para pacientes que ainda apresentam sinais da doença após a quimioterapia inicial, geralmente em casos de estágio III. A distribuição será feita pelas secretarias estaduais de saúde, seguindo os protocolos clínicos vigentes.


Mais acesso ao diagnóstico


Outra medida anunciada pelo Ministério da Saúde neste Outubro Rosa foi a ampliação da faixa etária para realização de mamografias pelo SUS. Agora, mulheres a partir dos 40 anos podem realizar o exame gratuitamente, mesmo sem sintomas ou histórico familiar da doença. Em 2024, mais de 1 milhão de mamografias foram feitas em mulheres com menos de 50 anos, representando 30% do total.


Também neste mês, 28 carretas do programa “Agora Tem Especialistas” começaram a circular por 20 estados brasileiros. A iniciativa leva atendimento especializado para regiões com baixa cobertura de saúde, com foco na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.


Você precisa de ajuda para ter acesso ao seu tratamento pelo SUS ou pelo plano de saúde? Nós podemos te ajudar!


ree

Entre em contato conosco:

📞 Fixo: (51) 3395-3226

📱 Whatsapp: (51) 99521-6702

Comentários


bottom of page