Pacientes com câncer de próstata tem direito ao tratamento com cirurgia robótica pelo plano de saúde
- NB Advogados Associados
- há 7 dias
- 2 min de leitura

O câncer de próstata é um problema de saúde que atinge milhares de homens todos os anos no Brasil. Apesar de muitas pessoas não apresentarem sintomas logo no início, é fundamental buscar o diagnóstico e o tratamento adequado o quanto antes.
Entre os tratamentos disponíveis, a prostatectomia robótica tem se destacado como uma técnica mais benéfica, segura e eficaz.
Infelizmente, muitos pacientes que obtêm a prescrição da realização da cirurgia pela via robótica não sabem que têm direito ao custeio pelo plano de saúde.
O que é a prostatectomia robótica?
A prostatectomia robótica é uma cirurgia realizada com o auxílio de um sistema que permite ao médico operar com alta precisão, por meio de braços mecânicos controlados remotamente, possibilitando movimentos delicados que não seriam possíveis apenas com as mãos.
O procedimento é indicado principalmente para o tratamento do câncer de próstata em estágio localizado, ou seja, quando o tumor está restrito à próstata e ainda não se espalhou para outras partes do corpo.
Comparada à cirurgia aberta tradicional, a técnica robótica apresenta vantagens importantes para os pacientes, como menor perda de sangue durante a cirurgia, recuperação mais rápida, menor tempo de internação hospitalar e maior preservação de nervos e estruturas importantes, reduzindo os riscos de incontinência urinária e disfunção erétil.
O plano de saúde é obrigado a cobrir a prostatectomia robótica?
Sim! Apesar de muitos planos de saúde inicialmente negarem a cobertura da cirurgia robótica, os pacientes têm direito ao tratamento adequado e mais indicado para sua condição de saúde, de acordo com a prescrição médica.
Se você teve a prostatectomia robótica negada pelo seu plano, saiba que essa decisão pode ser revertida. Busque a ajuda de um advogado especializado em direito de saúde para ajuizar uma ação na justiça, para fazer valer seus direitos.
Encaminhe essa matéria para a pessoa que precisa dessa notícia.
📞 Fixo: (51) 3395-3226
📱 Whatsapp: (51) 99521-6702
Comentários