top of page

Ligações abusivas e o que mudou nas regras do telemarketing

ree

O crescimento desenfreado das ligações telefônicas feitas por empresas para fins de venda, cobrança ou prospecção de dados transformou o telefone pessoal do consumidor em um verdadeiro canal de tortura cotidiana.


As chamadas insistentes, automáticas, de números mascarados ou robôs, configuram um abuso que afeta diretamente sua integridade moral e psicológica.


Em casos de cobrança vexatória ou constrangimento, o problema é ainda mais sério. Essa invasão de espaço e tempo, sem consentimento claro, ultrapassa o limite do razoável e caracteriza uma violação passível de reparação.


A Anatel, na tentativa de regular melhor o setor, recentemente adotou 2 medidas: criou o sistema "Não me perturbe", que proíbe a ligação para clientes cadastrados por parte de todas as operadoras de telefonia e derrubou a exigência do prefixo 0303 nas chamadas, após identificar uma estigmatização dessas ligações perante os consumidores.


A nova regra do "Não Me Perturbe" começa a valer em novembro e vai aumentar a lista de operadoras que aderem ao serviço.


Quanto a queda da obrigatoriedade do prefixo 0303, empresas que fazem mais de 500 mil ligações por mês terão que aderir até novembro à autenticação do "Origem Verificada", sistema contra golpes telefônicos.


A exigência para a autenticação afetará cerca de 350 empresas e fará a checagem em tempo real se o número corresponde à empresa.


Contudo, essas medidas podem ainda ser ineficazes e, nesses casos, o STJ, já consolidou o entendimento: a reiteração de chamadas indevidas, seja para publicidade ou cobrança, pode gerar obrigação de indenizar por dano moral.


➡️ O que o Consumidor Deve Fazer?


  1. Bloqueio Preventivo: Cadastre-se no site www.naomeperturbe.com.br.

  2. Faça prints, grave as chamadas e guarde relatórios da operadora para comprovar a insistência.

  3. Formalize a denúncia no Procon, Reclame Aqui e Consumidor.Gov.


Se, mesmo após as medidas administrativas, o abuso persistir, uma ação judicial pode ser o caminho. Entre em contato para mais orientações jurídicas e busque os seus direitos.


ree

📞 Fixo: (51) 3395-3226

📱 Whatsapp: (51) 99521-6702

Comentários


bottom of page