Senado aprova Projeto de Lei que cria aposentadoria especial para pais e mães atípicos
- NB Advogados Associados
- 25 de jul.
- 1 min de leitura

Em julho de 2025, foi aprovado no Senado o PL 1.225/2024 que garante Aposentadoria Especial para cuidadores dedicados exclusivamente a filhos com Deficiência, Autismo, Síndrome de Down ou outras condições que exigem atenção integral.
Se sancionado desta forma, o Projeto de Lei garante a inclusão de mães e pais atípicos no Sistema Especial de Inclusão Previdenciária, permitindo que contribuam com apenas 5% do salário mínimo — assim como os MEIs e trabalhadores rurais — em vez dos 20% atuais.
Essa medida é fundamental para muitos pais e mães que dedicam seu tempo integralmente aos cuidados de seus filhos com deficiência, o que dificulta ou impossibilita a entrada no mercado de trabalho formal.
Sem esse sistema especial de proteção aos cuidadores, eles ficam sem acesso a direitos previdenciários como aposentadoria e auxílio-doença e projeto de lei visa corrigir essa injustiça.
Ficou interessado nesse assunto? Continue acompanhando nossos conteúdos no instagram para mais notícias sobre o universo jurídico. Clique no banner acima.
📞 Fixo: (51) 3395-3226
📱 Whatsapp: (51) 99521-6702





Comentários