Entenda se você foi vítima na fraude do INSS e saiba o que fazer!
- NB Advogados Associados
- 7 de mai.
- 2 min de leitura

Uma operação realizada no final de abril de 2025 pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União mirou um esquema bilionário de fraudes no INSS que teria desviado recursos de aposentados e pensionistas ao longo dos últimos anos.
As investigações apuraram que os suspeitos cobravam mensalidades irregulares, descontadas dos benefícios de aposentados e pensionistas, sem a autorização deles.
Os desvios ocorreram entre 2019 e 2024 e podem chegar a R$ 6,3 bilhões, conforme as estimativas.
E como funcionavam esses desvios? 🤔
No suposto esquema, associações ofereciam serviços sem ter estrutura, como desconto em academias e planos de saúde, e falsificavam as assinaturas dos beneficiários do INSS.
Nesse artigo iremos ajudar você a identificar se você teve os valores descontados indevidamente e o que fazer nessa situação.
Como saber se tive valores descontados?
Para descobrir se houve descontos indevidos, o aposentado ou pensionista deve consultar o extrato do INSS. No documento, estão todas as retiradas, tanto de crédito consignado como de mensalidades associativas.
Passo a passo:
1º) Acesse o app ou site Meu INSS
2º) Clique em "Extrato de benefício"
3º) Em seguida, clique sobre o número do benefício
4º) Na próxima tela, irá aparecer o extrato
5º) Basta, então, verificar descontos de mensalidades associativas
Como excluir cobrança indevida?
O aposentado ou pensionista que não reconhecer um desconto em seu benefício pode requerer o serviço "excluir mensalidade associativa" pelo aplicativo, no site do Meu INSS ou pela central 135.
Passo a passo para excluir a cobrança:
1º) Entre no app "Meu INSS"
2º) Clique no botão "novo pedido"
3º) Digite "excluir mensalidade"
4º) Clique no nome do serviço/benefício
5º) Avance seguindo as instruções
Ainda é possível fazer o bloqueio do benefício
Para bloquear o benefício para as associações, para que elas não consigam realizar os descontos de mensalidade, é preciso seguir as orientações:
1º) Entre no "Meu INSS"
2º) No campo de pesquisa da página inicial , digite “solicitar bloqueio ou desbloqueio de mensalidade”
3º) Na lista, clique no nome do serviço/benefício e avance seguindo as instruções
Solicite o estorno das contribuições indevidas
O beneficiário ainda tem a opção de entrar em contato com a associação para registrar uma reclamação e solicitar o estorno das contribuições realizadas de forma indevida.
Para o ressarcimento, o aposentado ou pensionista pode ligar para o telefone 0800 da entidade, cujo número aparece no holerite.
Em caso de recusa, ainda é possível ajuizar uma ação na justiça federal em face da autarquia, buscando o ressarcimento dos valores descontados indevidamente, devidamente corrigidos.
Use os canais disponíveis e faça uma reclamação
Reclamações e denúncias sobre descontos não autorizados de associações ou entidades também podem ser registradas diretamente no Portal https://www.consumidor.gov.br/ e na Ouvidoria do INSS, através da Plataforma https://falabr.cgu.gov.br/web/home.
Além disso, o segurado pode enviar e-mail para acordo.mensalidade@inss.gov.br, informando o ocorrido.
Seguiu todos os passos e não conseguiu ter o valor descontado restituído ou ficou com alguma dúvida se sofreu descontos indevidos?
Entre em contato conosco para maiores orientações e para buscar todas as medidas cabíveis.
📞 Fixo: (51) 3395-3226
📱 Whatsapp: (51) 99521-6702
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