top of page

Você sabia? A nefropatia grave dá direito à isenção do Imposto de Renda para aposentados, pensionistas e servidores


A isenção do Imposto de Renda para portadores de doenças graves é um direito garantido a aposentados, pensionistas e militares da reserva pelo art. 6º, inciso XIV, da lei 7.713/1988, que lista 18 doenças e condições que dão direito à isenção.


No post de hoje, focaremos especificamente na nefropatia grave e casos de transplantados renais.


O que é caracterizado como nefropatia grave?


  • Insuficiência Renal Crônica Avançada

  • Terapia Renal Substitutiva Contínua

  • Transplante Renal


E como comprovar essa condição?


A comprovação da nefropatia grave, para fins de obtenção da isenção do Imposto de Renda, deve ser feita por meio de documentação médica precisa e atualizada que demonstre a gravidade da doença e a necessidade de tratamentos específicos. Os principais documentos exigidos incluem:


  1. Laudos médicos detalhados

  2. Exames laboratoriais

  3. Relatórios de tratamento

  4. Prontuário médico e histórico clínico


A apresentação desses documentos é fundamental para que órgãos administrativos ou judiciais reconheçam a condição e concedam o direito à isenção fiscal do Imposto de Renda.


Se você foi diagnosticado com nefropatia grave nos últimos cinco anos, saiba que pode ter direito à restituição dos valores de Imposto de Renda pagos nesse período e isso pode significar um importante alívio financeiro em meio a tantos desafios.


Você não precisa enfrentar essa luta sozinho. Com o apoio médico e jurídico adequados, é plenamente possível transformar esse direito em realidade. 


Se você vive essa realidade ou conhece alguém que enfrenta a nefropatia grave, entre em contato conosco que podemos lhe ajudar.



Comentários


bottom of page