Posso pagar INSS retroativo? Entenda como e quando pagar!
- NB Advogados Associados
- 19 de jul.
- 3 min de leitura

Será que é possível pagar o INSS retroativo para aumentar o tempo de contribuição e, assim, melhorar o valor da aposentadoria? A resposta depende de cada caso.
Mas sim, é possível pagar contribuições do INSS de anos anteriores, mas com algumas regras.
Se você for autônomo ou contribuinte facultativo, poderá regularizar os atrasos, quitar os valores pendentes e regularizar a sua situação.
Para empregados com carteira assinada, trabalhadores domésticos e avulsos, a regularização depende de um acordo com o empregador, que é responsável pelo recolhimento de valores devidos ao INSS.
Se a empresa não efetuou os pagamentos, você pode tentar negociar com ela ou buscar orientação jurídica com um advogado especialista em Direito Previdenciário e entrar com uma ação na justiça.
E quais as vantagens de pagar o INSS retroativo?
Pagar o INSS atrasado pode parecer um custo extra, mas pode trazer benefícios importantes para a sua aposentadoria e outros direitos, como: garantir a continuidade da cobertura do INSS, validar períodos de trabalho nã7o contribuídos e contar esse tempo para aposentadoria.
Além disso, se estiver próximo de atingir os requisitos para aposentadoria, esse pagamento pode ajudá-lo a se aposentar mais cedo, bem como melhorar o cálculo do benefício de aposentadoria.
Por isso, é importante entender quando vale a pena pagar e como fazer isso corretamente. No artigo de hoje, vamos explicar como funciona o pagamento retroativo e quando ele pode ser feito.
Quanto tempo posso pagar o INSS retroativo?
Quem exerce atividade remunerada como segurado obrigatório pode pagar o INSS retroativo a qualquer tempo. No entanto, a forma de pagamento varia conforme o tempo de atraso.
Veja abaixo como funciona:
Prazo de pagamento | Processo de Regularização | Comprovação necessária |
Até 5 anos | Emissão de guia online pelo site do INSS ou da Receita Federal | Não é necessário comprovar atividade |
Mais de 5 anos | Abrir um processo Administrativo junto ao INSS | é preciso apresentar documentos que comprovem a atividade remunerada |
Períodos muito antigos podem ser questionados pelo INSS caso não haja comprovação de vínculo empregatício ou atividade como contribuinte individual.
Quais são os requisitos para pagar o INSS retroativo?
Estar inscrito no INSS como contribuinte facultativo ou individual;
Limite de tempo para regularização;
Contribuinte facultativo: Pode pagar contribuições atrasadas dos últimos 6 meses;
Contribuinte individual: O prazo é de até 5 anos. Após esse período, é necessário abrir um processo administrativo no INSS.
3. Ter exercido atividade remunerada no período que pretende pagar;;
É necessário provar que você trabalhou durante o período que quer regularizar. Isso vale principalmente para contribuintes individuais, como autônomos e profissionais liberais;
4. Comprovar a atividade remunerada.
Se o atraso for maior que 5 anos, você vai precisar mostrar documentos que provem que trabalhou, como: recibos de pagamento, notas fiscais, contratos de serviço, Declaração de IR, etc.
Existe algum risco ao pagar o INSS atrasado?
Sim! O pagamento do INSS em atraso pode trazer problemas que afetam seus direitos e geram custos extras. Confira os principais:
Cobrança de juros e multas
O valor pago em atraso pode não ser considerado para sua aposentadoria ou outros benefícios.
Perda da qualidade de seguro
Dificuldade para regularizar a situação
Complicações fiscais e custos mais altos
Um advogado especializado em Direito Previdenciário pode ser um grande aliado na regularização de pendências junto ao INSS.
Se você gostaria de fazer um planejamento previdenciário ou realizar o pagamento do seu INSS retroativo entre em contato conosco que nós podemos te ajudar.
📞 Fixo: (51) 3395-3226
📱 Whatsapp: (51) 99521-6702
Comentarios